Área Pessoal
Externato Pica-Pau


O Externato Pica-Pau intenta formar jovens para o século XXI, aptos a confrontarem-se com a complexidade dos espaços Europeu e Mundial, como elementos ativos para a modernização de um Portugal contemporâneo. De facto, as novas tecnologias colocaram a humanidade na era da comunicação universal, abolindo distâncias, concorrendo para moldar a sociedade do futuro que não corresponderá a nenhum modelo do passado. Consequentemente, a globalização não afetará somente a economia, mas originará novas situações na área científica, tecnológica, cultural, social e ambiental, sendo assim essencial o domínio de conhecimentos específicos para ultrapassar da melhor forma as problemáticas da sociedade atual e futura.

 

Assim, a Coordenação Pedagógica pretende que a formação dos nossos jovens seja assente no aprofundamento dos saberes e na educação em direitos humanos e na educação ambiental, pelo que propomos, como valores matriciais do Externato Pica-Pau, os valores da liberdade, do conhecimento, da igualdade, da justiça, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz, da defesa do ambiente.

 

Para o cabal cumprimento da missão do Externato Pica-Pau, a Direção Pedagógica compromete-se a exercer uma liderança que promova a eficácia e eficiência ao nível pedagógico e organizacional, orientada para a qualidade das aprendizagens e para os resultados dos alunos, traduzida na boa gestão de recursos humanos, financeiros e físicos do Externato Pica-Pau. As ações a desenvolver serão centradas nestes desafios assumindo os seguintes compromissos:

 

  • Promover a gestão da mudança: dar mais atenção às necessidades emocionais e de bem-estar das pessoas, reforçar a comunicação interna/externa e capacitar e apoiar as pessoas nos processos de mudança exigidos pela Entidade Instituidora. Na gestão da mudança e em oposição à mentalidade fixa (“Fixed” Mindset - reação negativa às dificuldades, aos erros, à mudança), é importante estimular nas pessoas para uma mentalidade de crescimento, no sentido da auto-superação (“Growth” Mindset - competir consigo próprio e não com os outros, sem medo de errar para aprender).
  • Estimular o envolvimento dos professores, pessoal não docente, encarregados de educação e alunos, de forma a existir um ambiente social escolar acolhedor, inclusivo e promotor do sucesso escolar.
  • Conseguir que todos os intervenientes no processo educativo se envolvam, de forma a existir mudança e inovação organizacional.
  • Valorizar e estimular o trabalho de equipa, promover a divulgação de práticas construtivas e de relevância pedagógica, que contribuam para a melhoria da qualidade do serviço educativo e estimular o envolvimento em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação educativa que abranjam todos os ciclos de ensino.
  • Criar espaços/ambientes propiciadores de aprendizagens e competências a pensar no desenvolvimento das competências previstas no perfil do aluno para o século XXI.
  • Reforçar a ligação do Externato Pica-Pau à comunidade educativa, através de atividades de extensão, estabelecendo a interligação do ensino e das entidades/atividades económicas, sociais, culturais e científicos, bem como a integração e intervenção em projetos de âmbito nacional e internacional.

                                                                                                                                                                                      Helder Costa

                                                                                                                                                                                       Joana Serpa